Sobre o dojo

Atualmente liderado por Márcio Medeiros é um dojo em atividade há mais de 10 anos com treinos regulares de Kendo e Iaido.

Kendo

O conceito de Kendo

Kendo significa disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da espada (Katana).

Os propósitos da prática do Kendo

Moldar a mente e o corpo, cultivar um espírito vigoroso, e, através do treino correto e rígido, ter por objetivo a melhoria de sua habilidade na arte do Kendo, estimar a cortesia e a honra, relacionar-se com os outros com sinceridade e sempre buscar cultivar a si mesmo. Isto vai permitir desenvolver a capacidade de: amar seu país e sua sociedade, contribuir para o desenvolvimento da cultura e promover a paz e a prosperidade entre todas as pessoas.

(O Conceito do Kendo foi estabelecido em 1975 pela All Japan Kendo Federation)

Iaido

Instituído no ano de 1968 pela FJK (Federação Japonesa de Kendô), com demonstração pública no Kyoto Taikai, e atualmente regulamentado em âmbito internacional pela FIK, o Seitei Iai é um conjunto de Katas estabelecido para a prática do Iai. Em sua origem era composto por sete Katas, posteriormente foram adicionados mais três Katas (1980) e em 2000 foram acrescentados mais dois Katas.

(Fonte: Confederação Brasileira de Kendo – http://cbkendo.com.br/?page_id=186)

Kyudo

Kyudo é a palavra japonesa usada para se referir à prática de arco e flecha típicos desse país. Mais exatamente, a essa prática como é feita nos dias de hoje, já que até cerca do século XVII costumava-se chamar kyujutsu às técnicas de tiro com arco.

(Fonte: http://www.kyudo.com.br/about-kyudo/)